Revisão da aposentadoria por invalidez concedida após a Reforma de 2019, pode aumentar o benefício em até 40%
- O que é a aposentadoria por invalidez?
- Como é feito o cálculo dessa aposentadoria após a Reforma?
- Quais os argumentos utilizados pelos advogados para aumentarem o valor do benefício dos aposentados por invalidez?
- Como aumentar o valor do seu benefício?
O que é a aposentadoria por invalidez?
A aposentadoria por invalidez, hoje denominada como benefício de incapacidade permanente, é o valor pago pelo governo para às pessoas que estão incapacitadas de trabalhar por tempo indeterminado.
Para conseguir este benefício é necessário para por uma perícia do INSS, apresentar os laudos médicos e a documentação necessária.
Antes da Reforma da Previdência aprovada no dia 12 de novembro de 2019, este benefício era calculado da seguinte forma.
A média de 80% dos maiores salários do trabalhador ao logo da vida, sem qualquer desconto. Por tanto a pessoa recebia 100% da média dos seus maiores salários, ou seja, aposentadoria integral.
Porém, com a Reforma da Previdência essa regra mudou.
Como é feito o cálculo dessa aposentadoria após a Reforma?
O cálculo da aposentadoria por incapacidade permanente após a Reforma da Previdência mudou de forma considerável e reduziu o valor dos benefícios de forma drástica.
Hoje o valor não é mais integral, e sim proporcional. Para piorar o benefício não terá mais o desconto das 20% menores contribuições à partir de julho de 1994, o que automaticamente reduz o valor do benefício. E ainda tem mais, foi implementado um coeficiente redutor, que funciona da seguinte forma:
O coeficiente será de 60% mais 2% a cada ano contribuído, iniciando estes 2% a partir dos 20 anos trabalhados pelos homens e 15 anos trabalhados pelas mulheres.
Por exemplo, vamos supor que uma mulher chamada Maria, após 12 anos de contribuições se torne incapacitada para trabalhar. Vai incidir o fator redutor de 60% sob o benefício, e deixará a sua aposentadoria 40%, comparado ao valor que receberia antes da Reforma da Previdência.
Quais os argumentos utilizados pelos advogados para aumentar o valor do benefício dos aposentados por invalidez?
Apesar de alguns pontos da Reforma da Previdência terem causado polêmica ela é legal, pois foi aprovada e já está valendo. Quanto a isso não há muito o que se fazer.
No entanto, em relação à aposentadoria por invalidez, existe um agravante, pois, após a Reforma, aquelas pessoas que se aposentaram por incapacidade temporária, ou seja, que possuem uma incapacidade menos grave, acabam recebendo um benefício maior do que aqueles que se aposentaram pela aposentadoria permanente.
Por tanto, pode-se dizer que essa decisão da Reforma em relação ao cálculo da aposentadoria por incapacidade permanente é inconstitucional, pois reduz o benefício das pessoas em cerca de 40%.
O judiciário tem entendido que este foi um erro do legislativo, e por isso, tem atendido os pedidos de Revisão de Aposentadoria e aumentado o valor do benefício dos contribuintes. Mas para isso é preciso entrar com o pedido de Revisão de aposentadoria.
Como aumentar o valor do seu benefício?
Todas as pessoas que se aposentaram por incapacidade permanente a partir do dia 13 de novembro de 2019 podem entrar com o pedido de Revisão de Benefício, na via judicial.
Para isso será preciso contar com o apoio de um advogado previdenciário, que tenha ampla experiência em Revisão de Benefício, e que também tenha se aprofundado nos estudos a respeito da Reforma da Previdência.
Este profissional precisa ter amplo conhecimento sobre a tese que defende o aumento do benefício das pessoas aposentadas pós-reforma de 2019, e ainda conhecer as decisões anteriores de Tribunais que apoiaram o aumento do benefício, para utilizar como argumento.
Dessa forma, é possível aumentar o valor do benefício em até 40% dependendo do caso, mas para isso a 'argumentação' precisa estar precisa e clara, para que não haja erros e interpretações equivocadas.
Por isso, é tão importante a escolha do profissional na hora de pedir a Revisão do seu benefício por incapacidade temporária.
Espero que tenha gostado dessa postagem! Continue acompanhando a gente aqui no blog e nas redes sociais. Deixe a sua dúvida nos comentários. Caso queira conversar comigo sobre a sua revisão de aposentadoria, basta clicar no botão abaixo.









