A Revisão de Aposentadoria é a sua oportunidade de consertar um erro, e receber o benefício de aposentadoria que realmente tem direito.
Através da Revisão de Benefício é possível mudar o resultado que o INSS estipulou em um primeiro momento e aumentar o valor que você recebe todo final de mês.
Não são todas as pessoas que tem direito de fato a esta revisão, para saber se você tem direito ou não, o ideal é conversar com um advogado de confiança.
Através da Revisão de Aposentadoria é feito uma análise detalhada do seu histórico profissional, depois é preciso juntar as provas para que cada tempo de trabalho seja avaliado da melhor forma possível.
Em seguida, são realizados todos os cálculos necessários para entender qual regra de aposentadoria é mais adequada para você. Depois é hora de comparar a forma que você se aposentou e a aposentadoria mais vantajosa.
Para finalizar toda essa documentação e argumentação são entregues ao INSS, que vai realizar a análise do pedido e dizer o resultado final dentro dos prazos legais.
Existem diferentes tipos de revisão de benefício, para saber qual se encaixa no seu caso é preciso conhecer cada uma dessas revisões, vou apresentar em seguida todas as opções de revisão de benefício de forma resumida. Agora, para entender melhor, basta clicar no link abaixo, pois temos um post completo, específico sobre este assunto.
Saiba mais: Qual o prazo para realizar a revisão de aposentadoria
Revisões de fato: Acontecem quando o INSS ignora algum de atividade que seria mais vantajoso para o seu caso, quando há erros de cálculos ou escolha de regra previdenciária menos vantajosa.
Revisão da vida toda: A revisão da Vida Toda é uma Tese que ainda está em tramitação. Esta revisão chega para reparar um erro histórico, pois após a aprovação do Plano Real, o INSS ignorou o valor de contribuição realizados antes de 1994, para todos os segurados que se aposentaram a partir de novembro de 1999, o que prejudicou muita gente. A Revisão da Vida Toda, por tanto, vai beneficiar as pessoas que começaram a contribuir com o INSS antes de julho de 1994 e se aposentaram depois de 19 de novembro de 1999. E que recebiam um valor de benefício maior antes da aprovação do Plano Real.
Temos uma postagem específica sobre a revisão da vida toda, clique no link abaixo e entenda melhor
Revisão da vida toda, saiba tudo!
Revisão de teto: Em 1998 e em 2003 tivemos dois aumentos de teto por Emendas Constitucionais, a EC 20/98 e a EC 41/03. No entanto, estes aumentos não foram aplicados a alguns dos beneficiários que já estavam recebendo aposentadoria.
Este foi um grande erro do INSS. Assim,
todas as pessoas que receberam benefícios antes de 15 de dezembro de 1998 e antes de 12 de dezembro de 2003, podem ter direito de realizar a Revisão do Teto.
Revisão do buraco negro: Em 1988 foi assinada a Constituição Federal que temos até hoje, e em 1991 tivemos a criação do Regime Geral de Previdência. Acontece que muitas das pessoas que se aposentaram de 1988 a 1991 não tiveram a aposentadoria calculada dentro do novo regime, e por isso, podem pedir a revisão Esta modalidade de revisão de aposentadoria, portanto, é válida para todas as pessoas que se aposentaram de 05 de outubro de 1988 a 24 de julho de 1991 e não tiveram a aposentadoria revisada.
Revisão do IRSM: Em 1994 houve a mudança do índice de Reajuste do Salário Mínimo (IRSM), houve instabilidade na inflamação até 1997. Por isso, todas as pessoas que se aposentaram de fevereiro de 1994 a março de 1997 tiveram prejuízo no benefício de aposentadoria, e por tanto, podem realizar o pedido de revisão de benefício se estiverem dentro do prazo legal, que pode variar por Estado.
Revisão por ganhos trabalhistas: A revisão por ganhos trabalhistas acontece quando a pessoa ganha uma causa trabalhista na justiça, mas este resultado não é repassado para o INSS na hora da aposentadoria. Desta forma, é possível pedir a Revisão.
Para saber se o seu caso se encaixa em alguma das modalidades de Revisão de Aposentadoria o melhor caminho é através da conversa com o advogado especialista em direito previdenciária e que possua ampla experiência em Revisão de Aposentadoria. Este profissional vai saber dar a melhor orientação.
No entanto, existem algumas evidências que você pode analisar para saber se deve entrar com o pedido de Revisão de Benefício.
Estes são apenas alguns indícios de que você tem a possibilidade de aumentar o valor do benefício, no entanto, para ter certeza é preciso analisar cada detalhe do seu processo. Por isso, na mínima suspeita de que houve erro em seu pedido de aposentadoria, converse com o advogado especialista.
Em via de regra a Revisão de Aposentadoria pode ser feita até dez anos depois do recebimento do primeiro benefício. No entanto existem várias exceções a esta regra.
Por isso, o ideal é que você procure o advogado sempre que tiver a sensação de que o seu benefício foi calculado de forma errada e está menor do que deveria.
Lembre-se a Revisão de Aposentadoria é a sua oportunidade de tirar os projetos do papel. Ao aumentar o valor do seu benefício você pode ter mais qualidade de vida, realizar aquela viagem para praia com a família, juntar o dinheiro para abrir o próprio negócio ou quem sabe tirar um velho projeto do papel.
Seguir recebendo um valor de benefício inferior ao que tem direito, sem lutar para que a decisão errada seja alterada, pode gerar um sentimento de frustração e impotência, capazes de atrapalhar diversos campos da vida.
Por isso, caso acredite que está recebendo menos do que deveria, converse com um advogado especialista em direito previdenciário, com experiência em Revisão de Benefício, o profissional vai saber entender o seu caso e indicar o melhor caminho a seguir. A realização dos seus sonhos, pode estar mais perto do que imagina.
Espero que tenha gostado desta postagem. Continue acompanhando a gente aqui no blog e nas redes sociais e deixe a sua dúvida nos comentários.
Agora se desejar conversar comigo sobre a sua revisão de aposentadoria, clique agora no botão de WhatsApp, vai ser um prazer conhecer a sua história!