Como pedir revisão de aposentadoria?
- Qual o primeiro passo para dar entrada no pedido de Revisão de Aposentadoria?
- Como entrar com o Pedido de Revisão de Benefício sozinho?
- Qual o processo realizado por um advogado qualificado na hora de entrar com o pedido de aposentadoria?
- O que devo observar na hora de escolher um advogado para realizar a Revisão da minha aposentadoria?
Qual o primeiro passo para dar entrada no pedido de Revisão de Aposentadoria?
O primeiro passo para dar entrada no pedido de Revisão de Aposentadoria é a sua decisão. Você precisa estar seguro de que é isto que realmente quer.
Provavelmente, quando você recebeu o seu primeiro benefício de aposentadoria, ficou decepcionado, correto? Pois, o valor estava abaixo do que esperava. Após uma vida inteira de trabalho isso realmente é frustrante.
Naquele momento, muitos sonhos foram por 'água abaixo', não é?
A ideia de juntar dinheiro para dar entrada em uma casinha na praia, aquele velho projeto de abrir o próprio negócio, ou quem sabe a ajuda para pagar a faculdade do neto. Tudo isso ficou para trás.
Quando você pensa em pedir a Revisão do seu Benefício, todo esse sentimento volta com força total. E a primeira tendência é deixar tudo para lá, temendo sofrer uma nova desilusão.
Isto é compreensível! No entanto, a Revisão de Aposentadoria é a sua chance de lutar pelos seus direitos e reparar uma injustiça.
Essa é a sua oportunidade de voltar a acreditar que realmente pode fazer a diferença, e também de voltar a sonhar. Pois, quando, ao conseguir que a sua aposentadoria seja revisada, o seu benefício pode aumentar!
A casa na praia, o seu negócio, a ajuda às pessoas que ama, tudo isso volta a ser protagonista na história! A Revisão de Aposentadoria é a sua oportunidade de lutar pelos seus sonhos.
Mas, e agora, após a decisão, como proceder? É isso que veremos em seguida!
Como entrar com o Pedido de Revisão de Benefício sozinho?
Entrar com o pedido de Revisão de Benefício sozinho é fácil, o problema é o INSS - (Instituto Nacional do Seguro Social) decidir mudar o seu benefício devido ao seu pedido.
Isso porque, para que o benefício de aposentadoria aumente, precisa ficar provado sem sombras de dúvida que houve um erro na hora do processo. E mostrar esta falha não é uma tarefa fácil.
De forma geral, para entrar com o seu pedido de Revisão de Benefício basta entrar no Portal do INSS, fazer o seu cadastro, escolher a opção Revisão de Aposentadoria e enviar a documentação que comprove o erro. Também é possível ligar para o telefone 135 e seguir os passos indicados.
Tudo pode ser feito em minutos. No entanto, o risco de sofrer uma nova frustração é alto. Isto porque o INSS analisa de forma minuciosa toda a documentação enviada, para ter a certeza de que é necessário aumentar o valor do benefício.
O Governo já está com o orçamento apertado, por isso, para modificar uma aposentadoria já aprovada é preciso que tudo fique muito claro.
De modo geral, as pessoas não conhecem a legislação de forma profunda, não tem experiência teórica nem prática para entender os mecanismos do INSS. Por isso, é muito difícil conseguir que o benefício seja modificado sozinho.
Sendo assim, o que fazer? Siga a leitura para descobrir, pois este é o assunto do nosso próximo tópico.
Qual o processo realizado por um advogado qualificado na hora de entrar com o pedido de aposentadoria?
O jeito mais seguro de realizar a sua Revisão de Aposentadoria, de forma que, realmente resulte em um aumento no seu benefício é através de um advogado especialista com experiência nesta área.
Para começar, o advogado fará uma análise minuciosa em seu caso para descobrir se realmente houve um equívoco em sua aposentadoria.
Caso você tenha realizado uma profissão que colocava a sua saúde e sua vida em risco, e hoje recebe pouco mais que um salário mínimo, é bem provável que você tenha direito a revisão de benefício.
Isso acontece porque o seu tempo trabalhado em uma profissão de risco é considerado especial e deve ser calculado de forma diferenciada, o que aumenta o valor do seu benefício. No entanto, não é tão simples comprovar este tempo especial. Por isso, muitas vezes, ele é calculado como tempo comum. E este é um dos erros que podem ser corrigidos com a Revisão de Aposentadoria.
Mas para isso é preciso ir atrás de todas as provas que demonstrem que a sua profissão colocava a sua vida ou a sua saúde em risco. Existem umas séries de documentos capazes de fazer esta comprovação.
O mais conhecido deles é PPP - (Perfil Profissiográfico Profissional) é obrigação da empresa fornecer esse documento. Mesmo que a empresa já tenha falido existem mecanismos legais capazes de fazer com que esta empresa forneça o seu PPP. Mas para isso, você vai precisar de um advogado.
Este é apenas um exemplo do que pode ser feito para que a sua aposentadoria seja calculada da forma mais vantajosa. Existem uma série de outras medidas.
Por exemplo, a regra previdenciária escolhida pode não ter sido a mais interessante para você, ou o seu caso pode se encaixar em outros tipos de revisões. Para saber mais clique no botão abaixo!
Leia também: Qual o prazo para cada tipo de Revisão de Benefício
Por isso esta análise minuciosa é tão importante, uma vez descoberto que você pode aumentar o seu benefício com a Revisão, começa a etapa de estudar o seu histórico profissional, ir atrás das provas, refazer os cálculos.
Esse é um processo complicado e deve ser realizado de forma cuidadosa, pois um erro pode influenciar de forma direta no valor do seu benefício.
Após todas essas etapas é hora de entregar a documentação para o INSS, esperar os prazos legais e torcer pela decisão positiva.
O que devo observar na hora de escolher um advogado para realizar a Revisão da minha aposentadoria?
Parágrafo Novo
Na hora de entrar com o pedido de Revisão de Benefício, um dos principais cuidados está na escolha do advogado. Pois, este profissional vai te ajudar a lutar pelos seus direitos. Por isso, precisa ser alguém de confiança, que você realmente se sinta seguro ao contratar.
Saiba mais: Como funciona o escritório digital
A melhor opção é optar por um advogado que seja especialista em Direito Previdenciário, dificilmente um profissional sem esta especialização terá apetrechos legais para cuidar do seu caso.
Outro cuidado importante é a experiência, a Revisão de Aposentadoria, é uma modalidade diferenciada dentro do direito previdenciário. Um advogado que já está habituado com este tipo de caso saberá os atalhos legais para para resolver a sua situação da melhor forma possível.
Antes de fechar o contrato, converse com o profissional, pergunte sobre os casos anteriores, tire todas as dúvidas. Lembre-se que a relação com este advogado pode perdurar por um bom tempo, por isso, é importante que vocês se entendam.
Espero que tenha gostado desta postagem! Continue acompanhando a gente aqui no blog e nas redes sociais. Tire suas dúvidas nos comentários! E caso queira a nossa ajuda para o seu caso basta clicar no botão do WhatsApp, será um prazer conhecer a sua história!









