Trabalhou em profissão de risco e não converteu o tempo especial? Você pode ter direito a Revisão de Aposentadoria!
- O que é a revisão de aposentadoria?
- Como o tempo especial pode aumentar o valor da sua aposentadoria?
- Quais as provas para mostrar que você atuava em uma profissão de risco?
- Quando devo procurar um advogado?
O que é a revisão de aposentadoria?
A revisão de aposentadoria é a sua grande oportunidade de aumentar o valor de benefício que recebe hoje. É muito frustrante após uma vida inteira de trabalho colocando a vida ou a saúde em risco, simplesmente receber um benefício que não condiz com os seus sonhos.
A sensação de ver que todos esses anos de trabalho não foram valorizados é frustrante. Porém, através da Revisão de Aposentadoria é possível corrigir este erro, para que você receba o benefício que realmente tem direito.
A revisão de aposentadoria funciona da seguinte forma:
- Realização de uma análise minuciosa do seu caso para entender o que foi feito em sua aposentadoria;
- Estudo do seu histórico profissional para entender se todos os tempos foram contabilizados da forma mais vantajosa, com atenção máximo ao tempo especial;
- Teste em todas as possibilidades de aposentadoria para saber qual pode ser mais benéfica para você;
- Realização de todos os cálculos necessários para descobrir qual o valor de aposentadoria você deveria estar recebendo;
- Ajudar a juntar a documentação necessária para que tudo o que foi descoberto possa ser comprovado;
- Entrar com o pedido de Aposentadoria de Revisão de Aposentadoria no INSS;
- Esperar pelos prazos legais.
Este é o processo de revisão de aposentadoria, você pode fazer tudo sozinho, sem a ajuda de um advogado. Mas isso não é aconselhável, pois como vimos existem centenas de detalhes que devem ser avaliados, e um erro, pode colocar tudo a perder. Por isso, o mais indicado na hora da Revisão de Aposentadoria é contar com a ajuda de um advogado especialista.
Como o tempo especial pode aumentar o valor da sua aposentadoria?
Para entendermos o poder do tempo especial para elevar o valor do seu benefício, primeiro precisamos compreender o sentido deste tempo.
Existem algumas profissões que comprovadamente colocam a vida ou a saúde do profissional em risco, e por mais que a empresa ou o Estado se esforcem para amenizar os dados, nem sempre isto é possível.
No entanto, essas profissões são essenciais para a sociedade, pois sem elas o caos poderia se estabelecer. Imagine, por exemplo, como seria o mundo sem um médico? O médico coloca a saúde dele em risco todos os dias para curar as pessoas. Na batalha contra a covid-19 este risco ficou muito evidente, pois os profissionais da saúde tiveram as maiores taxas de contágio e mortalidade.
Agora, pense como seria o mundo sem os guardas-noturnos e seguranças? Certamente a violência prevaleceria, certo? A sociedade precisa destas profissões, e algumas pessoas decidem arriscar a vida ou a saúde todos os dias para que a sociedade sobreviva.
Nada mais justo do que essas pessoas receberem um valor a mais no salário devido aos serviços prestados, correto? Esse valor a mais é chamado de insalubridade ou periculosidade. E este benefício não se limita ao tempo de trabalho, ele também se estende à aposentadoria.
Porém, é necessário comprovar que a pessoa realmente estava colocando a vida ou a saúde em risco para que o tempo seja calculado de forma correta, e nem sempre isso é feito.
Na hora da aposentadoria, o valor do tempo especial é calculado de acordo com o nível de risco, funciona da seguinte forma.
Para profissionais que podem se aposentar com 25 anos de profissão + idade mínima
Multiplicasse o tempo especial da seguinte forma
Mulher: 1,2
Homem: 1,4
Para profissionais que podem se aposentar com 20 anos de profissão + idade mínima
Mulher: 1,5
Homem: 1,75
Para profissionais que podem se aposentar com 15 anos de profissão + idade mínima
Mulher: 2,33
Homem: 2,0
Mas afinal, o que estes números significam?
Os números significam que todo o tempo especial realizado até a reforma da previdência, ou seja, até o dia 12 de novembro de 2019, pode ser convertido, o que pode aumentar de forma significativa o valor do seu benefício de aposentadoria.
Caso o seu tempo especial tenha sido calculado como tempo comum no momento da sua aposentadoria, você está recebendo menos do que deveria.
No entanto, para que isso seja possível é necessário comprovar o tempo especial. É isto que veremos a seguir!
Quais as provas para mostrar que você atuava em uma profissão de risco?
Existem inúmeras provas para comprovar o tempo especial, e caso elas não tiverem contidas em seu pedido de aposentadoria, todo este tempo que poderia aumentar o valor do seu benefício acaba sendo desconsiderado.
As principais provas para comprovar o tempo especial são:
- PPP - (Perfil Profissiográfico Profissional: é obrigação da empresa fornecer este documento, mesmo se já tiver falido é possível ir atrás para que conseguir. No PPP, consta todas as atividades realizadas no ambiente de trabalho, ele é fundamental para que você consiga comprovar o tempo especial.
- Comprovante do recebimento da insalubridade - esta documentação ajuda como complementação.
- Laudos de insalubridade em reclamatória trabalhista
- LTCAT - (Laudo Técnico das Condições ambientais do Trabalho)
Não é fácil juntar esta documentação, mas com a ajuda de um advogado especialista isso é possível, assim, o seu tempo de trabalho é calculado da forma mais vantajosa possível e você consegue aumentar o seu benefício de aposentadoria.
Quando devo procurar um advogado?
Sempre que você trabalhou em uma profissão que colocava a sua saúde ou a sua vida em risco, e não teve esse tempo de trabalho calculado da forma correta, você deve procurar por um advogado.
Mas como saber se o tempo foi calculado da forma ideal?
Caso você esteja recebendo um salário mínimo ou próximo a isto, é bem provável que o seu tempo de trabalho especial não tenha sido convertido na hora da aposentadoria. No entanto, mesmo que receba mais do que isso, em muitos casos, você pode ter direito a revisão.
Somente é possível ter esta certeza realizando a Revisão de Aposentadoria e para isso é preciso a ajuda do advogado.
O ideal é que você opte por um profissional especialista em direito previdenciário e que tenha ampla experiência em Revisão de Benefício. Isso porque a revisão, é cheia de detalhes e conhecer os atalhos legais é muito importante na hora de lutar pelos seus direitos!
Espero que tenha gostado desta postagem. Continue acompanhando a gente aqui no blog e nas redes sociais, qualquer dúvida deixe nos comentários. Agora se quiser conversar comigo sobre a sua revisão de aposentadoria, basta clicar no botão de WhatsApp abaixo!









