A RMI nada mais é do que o valor do benefício de aposentadoria inicial, antes de sofrer qualquer reajuste. Muitas vezes, por inúmeros motivos, o valor do seu primeiro benefício de aposentadoria é menor do que deveria e isso vai impactar no resto da sua vida.
Pois, sempre que houver algum reajuste, será em cima da sua RMI, e como o valor do RMI é inferior ao valor real, o seu benefício de aposentadoria será menor todos os meses. Por isso, entender o conceito de RMI é tão importante.
Na Revisão da RMI, o advogado entende se o seu salário inicial de benefício foi realmente calculado errado, e a partir dai começa a estudar o caso e refazer os cálculos para entender o erro, e verificar se é possível pedir a Revisão de Aposentadoria da RMI.
Uma vez sendo comprovado que o valor do seu benefício foi calculado errado, o advogado entra em ação e pede a correção, para que você passe a receber o valor que é justo.
Em alguns casos, inclusive, é possível pedir para que os benefícios de aposentadoria que foram pagos errados sejam corrigidos. Dessa forma, o contribuinte recebe os atrasados por todos os meses que foram pagos a menos.
Saiba mais: Como pedir revisão de aposentadoria?
A RMI geralmente é calculada errada, quando salários são lançados de forma equivocada, ou nem chegam a ser lançados no INSS. Algumas vezes, estes valores podem constar na Carteira de Trabalho, mas não constam no CNIS - (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Quando isso acontece o valor do benefício é calculado errado.
Os principais motivos para o cálculo errado da RMI são estes citados abaixo:
Em relação à causa trabalhista, não basta apenas ganhar, para que a vitória tenha validade na aposentadoria é preciso que a documentação seja incorporada ao processo.
Já o tempo especial precisa ser comprovado através de uma série de documentação para que seja devidamente calculado.
Também é preciso conferir se todas as contribuições que constam na Carteira de Trabalho estão devidamente cadastradas no CNIS, caso contrário o valor do seu benefício será calculado errado.
Para entender como funciona o cálculo do benefício de aposentadoria é preciso compreender o mecanismo do INSS. Hoje o Instituto não tem funcionários suficientes para analisar caso a caso. Por isso, é necessário que todos os cálculos e documentações cheguem prontos, para que os funcionários somente confiram e confirmem o valor do benefício de aposentadoria.
Caso falte alguma documentação, se houver erro de cálculo, ou mesmo se um salário não for devidamente incorporado, o INSS não realiza a revisão e o seu benefício pode ser calculado da forma menos vantajosa.
Receber menos do que tem direito significa também ter menos qualidade de vida, pode significar o adiamento de alguns sonhos, o cancelamento daquela viagem que tanto deseja, entre outras privações. Mas isso pode ser corrigido através da Revisão da aposentadoria!
Leia também:
Revisão da vida toda - o impasse pode estar chegando ao fim!
As contribuições não são consideradas pelo INSS por diversos motivos. Novamente é necessário observar se existe causa trabalhista ou erros CNIS, esses são os principais motivos para as contribuições não serem lançadas.
Outro erro comum é o tempo de trabalho rural que pode ser ignorado na hora da aposentadoria. Lembrando que os funcionários do INSS, não vão verificar se havia algum tempo de trabalho que não foi informado seja ele urbano ou rural. Por isso, cabe ao advogado verificar essa possibilidade.
Quando as contribuições não são consideradas pelo INSS é possível que seja feita a Revisão da Aposentadoria. Assim, ao comprovar o tempo que foi esquecido a RMI pode ser recalculada, ou seja, o seu benefício aumenta.
Quando a RMI não é calculada devidamente todos os seus benefícios de aposentadoria são comprometidos. Por isso, é muito importante conversar com um advogado sempre que haja qualquer desconfiança de que você está recebendo um benefício menor do que deveria.
Entre os indícios que podem ajudar a entender se tem direito ou não à Revisão de Aposentadoria estão: trabalhou em profissão insalubre, ganhou uma causa trabalhista, trabalhou no campo e na cidade.
Nesses casos existe uma possibilidade maior de haver erro na hora da aposentadoria. No entanto, mesmo que você não se encaixe nessa situação, é recomendável conversar com um advogado para entender se houve algum erro ou não no seu caso.
Pois existem muitas outras possibilidades de Revisão de Aposentadoria, algumas delas constam em outra postagem do nosso blog, basta clicar no link e acessar!
Saiba mais: Qual o prazo para realizar a revisão de aposentadoria?
Lembrando que a Revisão de Benefício pode aumentar o valor da sua aposentadoria de forma considerável!
Espero que tenha gostado desta postagem. Continue acompanhando a gente aqui no blog e nas redes sociais. Qualquer dúvida, deixe nos comentários!
Agora se desejar tirar dúvida comigo sobre a sua Revisão de Aposentadoria, basta clicar no botão de WhatApp!